Uma apresentação de dança é um evento que exige muito esforço dos bailarinos e muito trabalho por parte dos organizadores. Na maioria das vezes, é a única chance de se mostrar o trabalho que foi feito durante meses, e por isso, quando imprevistos acontecem são motivo de grande frustração e tristeza. Para evitar esses imprevistos, recomendamos a leitura do texto abaixo, se portando da melhor maneira, aproveitando o espetáculo e cooperando para que tudo corra bem.
Aos espectadores:
Flashes de câmera fotográfica desconcentram e cegam os bailarinos durante as danças (evite usar o flash).
Procure não chegar atrasado, a platéia é liberada ao publico 30min antes e o inicio da apresentação será pontualmente no horário marcado.
Movimentos na platéia durante a apresentação da dança também desconcentram o bailarino (As cadeiras são numeradas, é extremamente proibido ficar em pé e sentar na escada, além de poder desconcentrar quem está dançando, você também atrapalha quem está assistindo).
Evite conversar durante as apresentações.
O telefone celular não deve ser usado em ambientes como cinemas e teatros.
No final, existe a reverance, que é um movimento que os bailarinos fazem. Nesse momento, eles estão agradecendo sua presença, portanto é educado não se levantar e ir saindo como se tudo já tivesse acabado.
Aplausos são uma ótima maneira de agradar quem dança. (Mesmo que você não tenha gostado da dança, lembre-se que as pessoas se esforçaram muito para chegar lá no palco, e podem se sentir motivadas a melhorar cada vez mais. Se você gostou muito de uma apresentação, basta aplaudir (nunca grite o nome dos bailarinos, nem queira chamar atenção das pequeninas dando tchau, no máximo, pode-se dizer "Bravo!").
Caso algo de ruim tenha acontecido durante a apresentação, seja muito cuidadoso se for comentar logo depois. Provavelmente os bailarinos vão estar tristes e frustrados por isso, mesmo que não aparentem. Críticas construtivas, por sua vez, são muito bem vindas depois que os "traumas" já tiverem passado).
Para as bailarinas:
Calma! É comum ficar nervosa, com um friozinho na barriga, Pense principalmente em DANÇAR, dar o melhor de si, esticar bem o pé, sorrir e ficar en dehors, ... enfim dance!
Evite fazer barulho e falar alto nas coxias, respeite as outras bailarinas que estão dançando.
Não se esqueça de sorrir. Mostre que você está dançando por prazer, que dançando você se sente feliz. Uma bailarina séria tira toda a graça e suavidade da dança.
Não pare de dançar para dar tchau para mamãe ou papai, isto não é bonito.
Revise a sua bolsa antes de sair de casa, para não se esquecer de nada. Coloque o nome em todos os pertences para evitar perda.
Saia de casa já arrumada (sem calcinha), maquiada (sem purpurina) e penteada (sem franja).
O coque da bailarina deve estar bem preso com elástico e vários grampos. O cabelo deverá estar com gel, todo para trás sem franja.
Verifique se o acessório de cabeça esta bem preso, para que não caia durante a dança.
Todas as bailarinas de baby deverão chegar com duas horas de antecedência para fazer o ensaio no palco antes da apresentação, a aluna que não faz este ensaio fica insegura e se perde no palco.
Sai cedo de casa, imprevistos acontecem, É melhor prevenir do que remediar.
Sempre tenha em sua bolsa: grampos, gel, escova e batom, vejam se suas meias não tem fios puxados e se suas sapatilhas estão bem amarradas.
Uma boa bailarina nunca dança com brincos, anéis, colares, relógio, esmaltes escuros e com chiclete, a não ser que esses acessórios façam parte da fantasia.
A reverance é o momento no qual o bailarino agradece os aplausos e a presença do público. Por isso, não fale durante ela e nem saia gritando do palco.